Como superar o receio de ir a um psicólogo?
- Ariella Silberman
- 4 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2022
A primeira crença mais comum é de que o psicólogo irá fazer julgamentos, mas não é isso que ocorre. Os profissionais estão habilitados por terem bagagem de treinamento nas técnicas de psicoterapia. Saiba mais!

Esse questionamento é muito comum antes de a pessoa procurar ajuda. Tenta-se resolver sozinho um conflito, e, além disso, algumas crenças e preconceitos que existem na nossa sociedade sobre a psicologia atrapalham as pessoas de procurarem ajuda.
A primeira crença mais comum é de que o psicólogo irá fazer julgamentos, mas não é isso que ocorre. Os profissionais estão habilitados por terem bagagem de treinamento nas técnicas de psicoterapia.
Uma das premissas iniciais da psicologia é de que qualquer pessoa em sofrimento deve ser acolhida, e de forma empática. Deve-se buscar entender o sofrimento dela, experimentando como esta vivencia seus problemas para assim, poder ajudá-la a superá-los.
Um preconceito muito comum também é de que a terapia é somente para pessoas desequilibradas, o que atrapalha a busca pela terapia.
Pessoas que admitem ter um conflito em suas vidas e que não estão conseguindo supera-los não podem ser qualificadas como desequilibradas, muito pelo contrário, são sãs e estão dispostas a buscar autoconhecimento e desta forma solucionar seus problemas e com isso aumentar suas capacidades de estar no mundo de uma forma mais feliz e autêntica.
Nem sempre é possível estar em paz e alegre o tempo todo, porém busca-se encontrar um equilíbrio entre os momentos de sofrimento, superá-los e aprendendo com eles, ganhando maior confiança para poder ter uma vida saudável e feliz.
Comments